Fotoproteção

Fotoproteção

A pele humana é a primeira barreira física de proteção do corpo, possui também anexos que auxiliam nessa função. Mesmo agindo como obstáculo para a maioria dos agentes danosos, ela ainda assim sofre com a ação, por exemplo, da radiação solar. A exposição excessiva ao sol, principalmente em um país tropical, como o Brasil, acarreta em efeitos deletérios a pele, como o fotoenvelhecimento e até mutações genéticas, que culminam em cânceres de pele.

É sabido que o principal fator ambiental que influencia no envelhecimento cutâneo é a radiação UV, sendo que a exposição crônica à radiação leva ao fotoenvelhecimento, sendo então, de suma importância o conhecimento da população sobre a fotoproteção.

A fotoproteção inclui todas as medidas que permite proteger a pele das radiações solares devendo ser tomadas nas idades mais tenras. As medidas de fotoproteção precisam ser mais intensificadas entre a população infantil e juvenil, já que as crianças são mais passíveis às radiações UV. Cerca de 50-80% das alterações genéticas causadas pela exposição solar que um indivíduo recebe ao longo de toda uma vida ocorrem durante os períodos da infância e da adolescência. E são os pais os responsáveis pela sua fotoproteção e por instigar os hábitos saudáveis nas crianças com os seus próprios exemplos. A medida, considerada a mais importante, consiste em evitar ou diminuir o excesso de tempo de exposição solar em que essas crianças estão sujeitas, seja de forma intencional ou não, indo à praia ou saindo na rua, ou mesmo no quintal ao brincar ou na própria escola durante o intervalo, valendo ressaltar que a iluminação por lâmpadas fluorescentes também é um tipo de exposição que o ser humano sofre. Outras medidas físicas incluem o uso de fotoprotetores, o uso de óculos, blusas e calças compridas, bonés, chapéus e guarda-sol

Os protetores solares são uma importante ferramenta de proteção frente aos efeitos prejudiciais decorrentes da exposição à radiação Ultravioleta (UV), porém, seu uso ainda é pouco expressivo e de forma inadequada, o que reflete o baixo nível de conhecimento da população acerca dos benefícios de sua utilização na prevenção de vários tipos de alterações dermatológicas indesejáveis

Além do não uso ou uso incorreto dos fotoprotetores, há também uma baixa disseminação de informação para a população, mesmo pelos profissionais da saúde e da beleza, vê-se também uma falta de interesse para uma educação continuada dos mesmos, os maus hábitos e falta de conhecimento acerca de outras maneiras de proteção a exposição solar.

É de suma importância as campanhas de fotoeducação, visando promover uma campanha de responsabilidade, por meio da conscientização do público em geral quanto ao cuidado da pele e ao uso correto de protetores solares.

Aqui na FarmaDerme temos diversos cosméticos para auxiliar na proteção de sua pele e rosto, confira em nossa loja!

Fotoproteção

Receba promoções especiais

Preencha o formulário para receber, com exclusividade, todas as novidades, conteúdo, ofertas de nossa loja física e online.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
× Tenho uma dúvida!